terça-feira, 4 de novembro de 2014

Léo e Verônica - parte 2 de 10

Leia a parte 1 aqui.



Léo e Verônica conversaram de pé ao lado da mesa dela. Foram poucos minutos, não o suficiente para atualizar as histórias encadeadas que levaram a vida de cada um aonde ela foi parar. Uma informação socializaram: ela já não estava com fulano, estava com fulano nenhum. Voltara havia poucas semanas de um semestre na Europa, aonde tinha ido estudar. Ele contou que solteiro não era, mas fez questão de dizer também que o momento era de crise.

- Que curioso. Agora que estou solteira, quem não está é você – e sorriu esbanjando aquele charme que era exclusivo dela.

Ele tremeu inteiro por dentro. Trocaram contatos e ele voltou à mesa com seus amigos, depois de prometer procurá-la. Ela disse que esperaria. Seus olhos estavam mais verdes do que mel naquela noite.

Os amigos quiseram saber quem era a bela.

- Foi o grande amor da minha vida por muito tempo – ele murmurou, ainda embriagado pelo encontro imprevisto, como aquele que toma um porre sem ter se alimentado antes.

Não havia forma de Léo ficar indiferente a Verônica. Quando começou a namorar Laís, comparava-a à antiga paixão sem perceber, mas as duas eram mulheres bastante diferentes. Laís sempre foi dura, fechada, até um pouco ranzinza. Não raro, era grosseira com ele diante de muitas pessoas. Era seu jeito. Já Verônica, parece que vivia sempre com aquele sorriso doce nos lábios. E quando ela o olhava nos olhos, fazia parecer que o mundo ao redor era o bairro do Limoeiro, onde se passam as historinhas da Turma da Mônica. Na faculdade, estava sempre entre os melhores da turma, e ainda tinha tempo de ser campeã de natação.

Por alguns minutos, os amigos caçoaram dele. Ora, o homem estava prestes a pôr fim a um casamento, o que costuma colocar os seres humanos em situação de tristeza e solidão. Então, ele reencontra uma linda mulher, que, por muitos anos, foi seu maior sonho romântico, ela lhe dá indicações de que gostaria de passar mais tempo com ele, e ele... Vai embora?! Como se não tivesse mais o que fazer ali?

“Vou ligar pra ela outro dia”, ele se justificava. Verônica exercia tal fascínio sobre Léo que o botava tímido, mesmo quando se dava conta de que, ao longo daqueles anos que os tinham separado, ele se tornara um homem. Estava mais velho, mais seguro. Ria mais, atrevia-se a opinar sobre o que mal conhecia. Tinha projetos para a vida. E que surpresa perceber que aquele rosto meigo continuava sendo um fator de desestabilização.

Além disso, havia Laís. Não ia sair por aí se refestelando, era um homem casado. Acontece que encontrar Verônica mexeu tanto com ele, que não pôde mais ser a mesma pessoa ao lado da esposa. Chegou em casa naquela noite e mal falou com ela. Estavam brigados mesmo, aquela atitude não pareceria estranha.

Dali por diante, a indisposição só aumentou. Laís notava a diferença no comportamento do marido. É verdade que já não andavam bem, mas o afastamento, de repente, tornou-se um abismo.

Léo passou a sonhar, literalmente, com Verônica. Isso alegrava seu dia, fazia se evaporarem as chateações da anunciada dissolução do casamento, e ele curtia a doce expectativa de revê-la. Passava o tempo lembrando histórias, imaginando o que poderia ter feito diferente e, às vezes, atrevia-se a pensar que era agora, não antes, o momento de a paixão se realizar. É o destino, esse fanfarrão. Vai saber.

Com Laís, entrou em ritmo de discussão permanente. Os dois sabiam que o que viviam estava prestes a acabar, mas não acabava, desenrolava-se como um novelo de lã infinito. Ela não tinha certeza. Ele não tinha coragem.

Numa tarde vazia em seu escritório, sentindo-se mal pela situação e com pensamento fixo na cor mel dos olhos de Verônica, Léo tomou horas de fôlego e telefonou para a velha amiga. Convidou-a para um café, e ela aceitou prontamente.

***
Continua...

Nenhum comentário: